Prevenção

A Fundação do Câncer acredita que a informação é uma commodity fundamental para auxiliar no controle do câncer em nosso país. Para isso, precisamos usá-la de forma eficiente, responsável e democrática, de modo que o conhecimento sobre a prevenção à doença chegue corretamente ao maior número de brasileiros.

Informação que salva vidas

Entendemos que por meio de campanhas informativas e educativas cumprimos nosso papel de disseminar informações não somente para a população, mas também para os profissionais de todas as esferas da saúde pública e privada. E, com isso, aumentamos a conscientização do papel de cada um nos cuidados com a saúde e na prevenção da doença.

Essa atitude está expressa no nosso slogan “Fundação do Câncer: com você, pela vida”, porque acreditamos que cada vida salva é importante para todos nós da Fundação.

Por isso, nossas ações são voltadas para conscientizar, informar e estimular todos os cidadãos sobre as práticas preventivas, com o objetivo de salvar vidas e reduzir a incidência do câncer.

 

Movimento VapeOff

Em 2024, a Fundação lançou, no Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Movimento Vape Off, um projeto nacional contra o uso de cigarros eletrônicos e dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), com o objetivo de conscientizar a população, especialmente os jovens, sobre os riscos desse hábito. O uso de vapes tem sido estado no centro da atenção em todo o mundo devido aos danos à saúde, como doenças respiratórias e o aumento do risco de câncer.

O projeto, apoiado por diversas personalidades da Ciência e do mundo artístico, foi amplamente divulgado, com ações de sensibilização nas redes sociais. A Fundação distribuiu camisetas com a frase “#EuSouVapeOff” para uma rede de influenciadores, formadores de opinião e profissionais da imprensa, ampliando ainda mais o alcance da mensagem. Essa ação gerou repercussão em diversos veículos de imprensa, reforçando o impacto do projeto e a mobilização em torno da luta contra o tabagismo eletrônico. Nosso Movimento foi destaque em 866 matérias de diversos veículos do país.

Campanha de Prevenção ao Câncer desde a primeira infância

Ainda em 2024, a Fundação lançou uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer desde a primeira infância, buscando alertar pais e educadores sobre a relevância da promoção de hábitos saudáveis desde cedo. Com veiculação de painéis da Ponte Rio-Niterói, a campanha teve foco na alimentação balanceada, atividade física regular e cuidados com a saúde. Ao incentivar a educação sobre prevenção desde a infância, a Fundação espera formar uma geração mais consciente e proativa na luta contra o câncer. 

Participação na FisWeek

A Fundação do Câncer marcou presença na FIS Week 2024, um dos maiores eventos de inovação e tendências em saúde da América Latina, onde seu diretor executivo, Luiz Augusto Maltoni, conduziu o painel ‘Compartilhamento de Riscos Oncológicos e a Sustentabilidade de Longo Prazo da Saúde’, que contou com a participação de especialistas renomados do setor. Com Stand próprio na feira de negócios, foram expostos produtos da Fundação, como o Boletim info.oncollect e o Sistema Oncollect, bem como distribuído material referente ao Movimento VapeOff.

Outubro Rosa: Mulheres de Propósito

A Fundação do Câncer, que desde a sua criação está ligada a iniciativas que promovem a conscientização sobre saúde, apoiou o evento beneficente Mulheres de Propósito 2024, uma ação promovida pelo Instituto ZENcancer e voltada para o bem-estar feminino, em razão do Outubro Rosa. Com foco em saúde, autocuidado e equilíbrio, o evento foi realizado no Rio de Janeiro. A consultora médica da Fundação Flávia Miranda Corrêa participou da roda de conversa ‘Panorama da Saúde Feminina: Desafios, Principais Doenças e a Importância da Prevenção e Diagnóstico Precoce’. A renda do evento foi destinada ao apoio de pacientes oncológicos assistidos gratuitamente pelo próprio ZENcancer.

 

 

Projeto MPT/RJ Mesotelioma

Projeto desenvolvido junto ao INCA e financiado por Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro e empresas processadoras de asbestos, visando diversas intervenções em relação ao mesotelioma, neoplasia do mesotélio, tecido de revestimento de determinados órgãos, causada por asbesto, também conhecido como amianto.