INOVACAN

Programa de Inovação em Câncer

“Inovar para viver; viver para inovar”. Esse é um propósito da Fundação do Câncer e que reforça a importância da inovação para a vida. Nesse aspecto, avançamos na implementação de iniciativas voltadas à pesquisa, educação e promoção da saúde na área da Oncologia por meio do Programa INOVACAN. Conheça nossos projetos!

Os projetos

 

» Prêmio Marcos Moraes de Pesquisa e Inovação para o Controle do Câncer

Tem o objetivo de fomentar, por meio da premiação, iniciativas inovadoras voltadas para a pesquisa e o controle do câncer no Brasil. Teve sua primeira edição realizada em 2021. Contempla três categorias: Promoção da Saúde e Prevenção do Câncer; Cuidados Paliativos; e Iniciativas para o Controle do Câncer. Para cada categoria são selecionados 3 finalistas (1º, 2º e 3º lugar). Todos receberam certificados e medalhas. O 1º lugar de cada categoria também recebe premiação em dinheiro, como forma de incentivo ao projeto. Todos os três primeiros colocados têm seus nomes registrados no Painel Marcos Moraes, criador e Presidente Emérito do Conselho de Curadores da instituição, Dr. Marcos Moraes.

A premiação foi entregue em cerimônia oficial na Academia Nacional de Medicina.

 

Todas as informações sobre o Prêmio, finalistas, avaliadores e vídeos sobre os trabalhos podem ser acessados no site oficial.

» Oncollect: informações, registro e monitoramento em Câncer

Construir um sistema de múltiplas entradas que atenda a estruturação de uma Inteligência para um Sistema de Informação em Câncer no Brasil. Esse foi o objetivo da Fundação do Câncer ao desenvolver essa ferramenta de coleta e gerenciamento de dados que possibilita a gestão dos casos atendidos e tratados na unidade de saúde por meio da coleta de dados dos pacientes atendidos via web (dispositivos múltiplos: desktop/notebook/tablets), de forma padronizada.

Desde 2022 o Oncollect está em funcionamento no Registro de Câncer de Niterói, no âmbito do projeto Niterói Vencendo o Câncer, para ser o sistema de coleta, armazenamento e análise das informações. E segue em processo de melhorias e inclusão de módulos para otimizar cada vez mais o processo de coleta e análise dos casos de câncer.

» info.oncollect: prevenção e inteligência epidemiológica

Lançado em 2022, o info.oncollect é uma publicação periódica da Fundação do Câncer que apresenta informações relevantes sobre o atual cenário do câncer no país, fazendo uma análise da situação e com potencial para subsidiar políticas para o enfrentamento do problema.

Em 2024 foram lançados três boletins epidemiológicos com foco em câncer de pulmão e tabagismo. O estudo ‘Câncer de pulmão no Brasil: por dentro dos números’ (volume 5) foi lançado, simultaneamente, à imprensa brasileira e apresentado no 48o encontro do Group for Cancer Epidemiology and Registration in Latin Language Countries Annual Meeting – GRELL 2024, na Suíça. O volume 6, intitulado ‘Tabagismo e câncer de pulmão: um alerta para o Brasil’, analisou a correlação do tabagismo e a mortalidade por câncer de pulmão. Já a última edição do ano (volume 7), apresentou no boletim ‘Impactos do tabagismo – além do câncer de pulmão’ um cenário de sete tipos de câncer relacionados ao tabagismo. A publicação analisou a incidência, mortalidade e letalidade dos cânceres de cavidade oral, esôfago, estômago, cólon e reto, laringe, colo do útero e bexiga.

» Implementação de Modelo de Atenção Integral em Oncologia e de Navegação de Pacientes Oncológicos

Realizado em parceria com o Laboratório de Engenharia e Gestão em Saúde da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (LEGOS/UERJ), visa identificar e desenvolver modelos de atenção ao câncer alinhados com as perspectivas nacional e internacional de performance e efetividade no cuidado ao paciente com câncer.

O objetivo é desenvolver e oferecer à população assistida em hospitais privados e por operadoras de planos de saúde, um modelo e um processo que entreguem aos pacientes com câncer e suas famílias o maior valor e a melhor performance possível.

Ao longo de 2022, este projeto foi aprofundado e elaborado um livro sobre o Modelo a ser publicado pelo LEGOS/UERJ e a Fundação do Câncer em 2023, com os principais achados e recomendações. A publicação está em fase de produção para posterior publicação.

 

» Projeto Niterói Vencendo o Câncer

Em 06 de julho de 2022 foi assinado convênio entre a Fundação Municipal de Saúde de Niterói e a Fundação do Câncer com objetivo de desenvolver ações inovadoras para o controle do câncer, tendo como atividades principais a elaboração de um Plano de Atenção Oncológica, a implantação de Registro Municipal de Câncer e as Ações Navegadoras em Oncologia. Tal parceria visa promover a vigilância epidemiológica, identificando as populações de risco e avaliar a eficácia da atenção oncológica do município. Com isso, viabilizar a política de prevenção e controle do câncer, visando reduzir a incidência e, principalmente, a mortalidade, por meio da coleta, consolidação, análise e divulgação, de forma sistemática e contínua das informações sobre o comportamento da doença, suas características e tendências. Com essas informações é possível subsidiar o monitoramento e a avaliação das ações de controle do câncer.

Conheça as áreas de atuação do projeto e seus objetivos!

  • Plano de Atenção Oncológica: identificar possíveis barreiras de acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a sua superação, e, consequentemente, fazendo alocação de custos de forma mais oportuna para diminuir a morbimortalidade de pacientes acometidos pela doença.

    O Plano de Atenção Oncológica, conduzido em parceria entre a Prefeitura de Niterói, a Fundação do Câncer e o Laboratório de Engenharia e Gestão em Saúde (LEGOS) e entregue em novembro de 2023 para a Prefeitura, abrange a avaliação de 10 tipos de câncer, distribuídos por 12 linhas de cuidado: Mama, Colo do Útero e Próstata; Colorretal (Cólon e Reto) e Pulmão; e Linfomas (de Hodgkin e Não Hodgkin), Leucemia, Cabeça e Pescoço, Pele e Infanto-juvenil.
  • Registro de Câncer de Base Populacional de Niterói: conhecer a real magnitude da doença nos residentes do município. O estabelecimento de uma única base de dados, agregando informações de diferentes unidades de saúde, públicas e privadas, é de grande interesse da saúde pública e vigilância epidemiológica do câncer. 
    Além disso, a integração dos dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do município complementa as informações do registro, permitindo uma análise mais abrangente da mortalidade. O banco de dados do SIM é uma ferramenta essencial para avaliar a sobrevida dos pacientes e garantir a completude das informações, contribuindo para um entendimento mais preciso do impacto da doença e da efetividade das intervenções em saúde.
  • Ações das Navegadoras em Oncologia: qualificar e viabilizar o acesso integral ao tratamento do câncer. Essa prática é exercida por meio do acompanhamento por uma profissional de saúde, que guiará e auxiliará pacientes, familiares e cuidadores a navegar pela rede de saúde do SUS.

Até o final de 2024, foram captados 253 pacientes para serem navegados pelo Programa de Navegação de Pacientes do município de Niterói. Desses, 180 com diagnóstico de câncer de mama, 44 com diagnóstico de câncer do colo do útero, 19 com diagnóstico de câncer de próstata e 10 com diagnóstico de outros tipos de câncer (endométrio, ovário e vulva). Também está sendo elaborada uma cartilha para os pacientes oncológicos, contendo informações sobre tratamento, fluxos, cuidados e direitos dos pacientes.