Nos ajude nessa causa DOE AGORA

INOVACAN

Programa de Inovação em Câncer

“Inovar para viver; viver para inovar”. Esse é um propósito da Fundação do Câncer e que reforça a importância da inovação para a vida. Nesse aspecto, avançamos na implementação de iniciativas voltadas à pesquisa, educação e promoção da saúde na área da Oncologia por meio do Programa INOVACAN, que agrega quatro macroprojetos. Conheça-os!

Os projetos

 

» Prêmio Marcos Moraes de Pesquisa e Inovação para o Controle do Câncer

Tem o objetivo de fomentar, por meio da premiação, iniciativas inovadoras voltadas para a pesquisa e o controle do câncer no Brasil. Teve sua primeira edição realizada em 2021. Contempla três categorias: Promoção da Saúde e Prevenção do Câncer; Cuidados Paliativos; e Iniciativas para o Controle do Câncer.

Para cada categoria são selecionados 3 finalistas (1º, 2º e 3º lugar). Todos receberam certificados e medalhas. O 1º lugar de cada categoria também recebe premiação em dinheiro, como forma de incentivo ao projeto. Todos os três primeiros colocados têm seus nomes registrados no Painel Marcos Moraes, criador e Presidente Emérito do Conselho de Curadores da instituição, Dr. Marcos Moraes.
A premiação foi entregue em cerimônia oficial na Academia Nacional de Medicina.

Todas as informações sobre o Prêmio, finalistas, avaliadores e vídeos sobre os trabalhos podem ser acessados no site oficial.

» Projetos de Informações, Registro e Monitoramento em Câncer

Um sistema de informação em câncer bem estruturado que retrata a magnitude da doença nos setores público e privado, é fundamental para o melhor enfrentamento do problema no país. Nesse sentido, a Fundação do Câncer desenvolveu a publicação info.oncollect e o sistema Oncollect, abaixo informados.

Oncollect

Construir um sistema de múltiplas entradas que atenda a estruturação de uma Inteligência para um Sistema de Informação em Câncer no Brasil. Esse foi o objetivo da Fundação do Câncer ao desenvolver essa ferramenta de coleta e gerenciamento de dados que possibilita a gestão dos casos atendidos e tratados na unidade de saúde por meio da coleta de dados dos pacientes atendidos via web (dispositivos múltiplos: desktop/notebook/tablets), de forma padronizada.

A ferramenta serve tanto para pequenas clínicas como hospitais de grande porte. No mesmo aplicativo conseguimos fazer diferentes tipos de registros. Para as próximas fases e versões do sistema haverá melhorias nas validações e checagem de inconsistências e serão elaboradas rotinas automatizadas para busca das informações, além da criação de uma inteligência artificial capaz de escanear outras bases de dados complementando as informações dos casos de câncer.

Em 2022 o Oncollect foi implantado e está em funcionamento no Registro de Câncer de Niterói, no âmbito do projeto Niterói Vencendo o Câncer, para ser o sistema de coleta, armazenamento e análise das informações. A Fundação do Câncer firmou um Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho, em São Paulo, para a realização de um piloto com a utilização da ferramenta a fim de otimizar as funcionalidades do sistema, bem como caminhar para as melhorias necessárias para o desenvolvimento das próximas fases do sistema.

Reafirmando seu compromisso em auxiliar iniciativas que contribuam para a qualidade das informações sobre câncer, a Fundação do Câncer participou, como apoiadora, do 22º Encontro Nacional de Registradores de Câncer, integrando a mesa redonda intitulada Inovação Tecnológica em Registro de Câncer, onde apresentou o software Oncollect, desenvolvido pela Fundação.

» Ações de Promoção e Prevenção e Inteligência Epidemiológica

Info.oncollect

Lançado em 2022, o info.oncollect é uma publicação científica periódica da Fundação do Câncer que apresenta informações relevantes sobre o atual cenário do câncer no país, fazendo uma análise da situação e com potencial para subsidiar políticas para o enfrentamento do problema.

Em 2023 foram lançados três boletins epidemiológicos. O volume de nº 2 trouxe o panorama da vacinação contra o HPV no Brasil. O terceiro volume abordou o diagnóstico do câncer do colo do útero como foco de análise sobre o rastreamento e a detecção precoce e o quarto, e último volume de 2023, lançou um olhar para além do câncer do colo do útero, chamando a atenção para a contribuição da infecção pelo HPV no desenvolvimento de outros tipos de câncer. Neste boletim foi traçado um panorama dos cânceres de vulva, vagina, cavidade oral, ânus e canal anal e pênis, reforçando assim a necessidade da vacinação como prevenção primária não só na população feminina, mas também entre os homens.

A Fundação do Câncer apresentou os resultados do boletim científico info.oncollect no do 47º Congresso Internacional de Registros de Câncer de Língua Latina (GRELL 2023), realizado no início de junho, na França. O trabalho intitulado “Câncer do colo do útero no Brasil: foco no futuro” traçou perspectivas para o futuro da doença, buscando melhorar a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero no Brasil.

» Implementação de Modelo de Atenção Integral em Oncologia e de Navegação de Pacientes Oncológicos

Realizado em parceria com o Laboratório de Engenharia e Gestão em Saúde da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (LEGOS/UERJ), visa identificar e desenvolver modelos de atenção ao câncer alinhados com as perspectivas nacional e internacional de performance e efetividade no cuidado ao paciente com câncer.
O objetivo é desenvolver e oferecer à população assistida em hospitais privados e por operadoras de planos de saúde, um modelo e processo que entreguem aos pacientes com câncer e suas famílias o maior valor e a melhor performance possível.

Ao longo de 2022, este projeto foi aprofundado e elaborado um livro sobre o Modelo a ser publicado pelo LEGOS/UERJ e a Fundação do Câncer em 2023, com os principais achados e recomendações.

 

Projeto Niterói Vencendo o Câncer

Em 06 de julho de 2022 foi assinado convênio entre a Fundação Municipal de Saúde de Niterói e a Fundação do Câncer com objetivo de desenvolver ações inovadoras para o controle do câncer, tendo como atividades principais a realização de um Plano de Atenção Oncológica, a implantação de Registro Municipal de Câncer e as Ações Navegadoras em Oncologia. Tal parceria visa promover a vigilância epidemiológica, identificando as populações de risco e medir a eficácia da atenção oncológica do município. Com isso, viabilizar a política de prevenção, assistência e vigilância do câncer, visando reduzir a incidência e, principalmente, a mortalidade, através da coleta, consolidação, análise e divulgação, de forma sistemática e contínua das informações sobre o comportamento da doença, suas características e tendências. Com essas informações é possível subsidiar o monitoramento e a avaliação das ações de controle do câncer.

Conheça as áreas de atuação do projeto e seus objetivos!

  • Plano de Atenção Oncológica: identificar possíveis barreiras de acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a sua superação, e, consequentemente, fazendo alocação de custos de forma mais oportuna para diminuir a morbimortalidade de pacientes acometidos pela doença.
    O Plano de Atenção Oncológica, conduzido em parceria entre a Prefeitura de Niterói, a Fundação do Câncer e o Laboratório de Engenharia e Gestão em Saúde (LEGOS) e entregue em novembro de 2023 para a Prefeitura, abrange a avaliação de 10 tipos de câncer, distribuídos por 12 linhas de cuidado: Mama, Colo do Útero e Próstata.; Colorretal (Cólon e Reto) e Pulmão; e Linfomas (de Hodgkin e Não Hodgkin), Leucemia, Cabeça e Pescoço, Pele e Infanto-juvenil.
  • Registro de Câncer de Base Populacional de Niterói: conhecer a real magnitude da doença nos residentes do município. O estabelecimento de uma única base de dados, agregando informações de diferentes unidades de saúde, públicas e privadas, é de grande interesse da saúde pública e vigilância epidemiológica do câncer.
    Em 2023, foi realizado o workshop ‘A implementação do Registro de Câncer de base populacional de Niterói’, para reforçar a importância da colaboração e participação de todas as unidades de saúde, públicas e privadas, para compor as fontes de informação do registro. Também ocorreu o seminário de um ano do Registro de Câncer de Base Populacional – RCBP, importante marco na análise das informações sobre o câncer na cidade de Niterói, proporcionando uma visão valiosa sobre os desafios enfrentados. O evento abordou a implantação e evolução do Registro de Câncer, as dificuldades e barreiras enfrentadas e apresentou as informações preliminares coletadas no primeiro ano, oferecendo uma visão geral da distribuição dos tipos de câncer na população. Foram realizados ainda, o seminário Desafio para a continuidade e coordenação do cuidado na Rede de Atenção à Saúde, o “Dia Delas” fez parte da programação do Outubro Rosa, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde do município de Niterói. Durante o evento, foram feitas coletas de preventivo, mamografia e orientações de promoção e proteção da saúde para profissionais e comunidade e o evento de dois anos de aniversário do Programa Niterói Mulher, que marcou o lançamento do plano de atenção oncológica.
  • Ações das Navegadoras em Oncologia: qualificar e viabilizar o acesso integral ao tratamento do câncer. Essa prática é feita através do acompanhamento por uma profissional de saúde, que guiará e auxiliará pacientes, familiares e cuidadores a navegar pela rede de saúde do SUS.